A política realmente nunca para de nos surpreender; quem iria imaginar que por volta das 18h do dia 29 de dezembro de 2023, o deputado federal Amom Mandel iria desistir de concorrer à Prefeitura de Manaus. E sim, eu considero uma desistência, entretanto, hoje eu quero falar sobre a hipótese — que alguns sustentam — de que Amom Mandel blefou, que se trata de uma jogada de marketing, para que o povo suplique pelo seu retorno triunfal… (pausa para a risada).
Veja, alguém em sã consciência acreditar que isso foi uma boa ideia, é difícil de crer. O que Amom Mandel ganhou até aqui, supondo que tudo se trate de um blefe?
A primeira coisa que Amom conseguiu provar e mostrar foi a sua imaturidade. O jovem político gravou um vídeo que mais parece uma brincadeira com a cara dos seus apoiadores; usou a palavra “hoje” só para criar um monte de teoria da conspiração pela internet. Depois, para provar de novo que é um “brincalhão”, afirmou que nunca disse que desistiu etc. É esse rapaz que alguns acreditam ser a solução dos nossos problemas? Sério?
Não vejo nenhum ganho político, até aqui, na hipótese de se tratar de uma “jogada política”. O que vi foi gente irritada com tamanha infantilidade, alguém que problematiza até um vídeo de desistência. E o que falta, para deixar os seus fãs ainda mais “contentes”, é Amom anunciar apoio para o deputado Roberto Cidade; que minha nossa senhora, tem tudo a ver com o Amom, os dois são quase o Batman e o Robin de tão alinhados politicamente que são.
Meu povo, é melhor o Amom engolir o blefe se for o caso, porque vai ser muito bizarro ele daqui a uns meses dizer: “Oi gente, eu tava brincando, sorry”. Me recuso a acreditar que alguém tão calculista como Amom Mandel tenha achado essa uma ideia brilhante.