Em um gesto surpreendente após sua partida em Los Angeles, a seleção de futebol do Irã deixou uma carta escrita à mão no vestiário do estádio, expressando gratidão à cidade e aos seus torcedores, além de um apelo universal pela paz entre as nações.
A mensagem, redigida em inglês, foi descoberta após a delegação iraniana deixar o local, logo depois do empate em 0 a 0 contra a Bélgica, em partida válida pela fase classificatória da Copa do Mundo de 2026. O torneio é sediado conjuntamente pelos Estados Unidos, Canadá e México.
A carta ressalta a longa história e a resiliência do espírito iraniano, desde a antiga Pérsia até os dias atuais. “Viemos para Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade”, declarou o texto, que também elogiou a hospitalidade recebida na cidade californiana e agradeceu o apoio dos iranianos presentes.
O apelo final da missiva é por um futuro de coexistência pacífica: “Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações”.
A passagem da seleção iraniana pelos Estados Unidos foi marcada por desafios logísticos. Devido a restrições de permanência, a equipe precisou retornar ao México, em Tijuana, após cada jogo disputado em solo americano. Inicialmente planejada para o Arizona, a base da equipe foi transferida para Tijuana dias antes do torneio, apesar de todas as partidas da primeira fase terem ocorrido nos EUA.
A situação em torno dos vistos para a delegação iraniana gerou atenção. Pouco antes do início da competição, um representante do Departamento de Estado dos EUA confirmou a emissão dos documentos necessários para atletas e equipe de apoio, mas ressaltou que o país “não permitirá que a seleção iraniana abuse desse sistema para levar terroristas para os EUA sob falsos pretextos”, segundo declarações à agência Reuters.

