Primeiramente, quem resolveu tocar no assunto do impeachment do ministro Alexandre de Moraes foi o candidato Amom Mandel (Cidadania), e por conta disso, sinto-me obrigado a fazer alguns apontamentos em relação ao vídeo publicado nesta quinta-feira (12/09) sobre o assunto. No vídeo, o deputado responde o seguinte comentário:
“@eusouamom eu queria vota em você, mas você não voto no impeachment do Alexandre de Moraes meu voto não terá mas”, disse o internauta. Em sua defesa, Amom Mandel tenta refutar o comentário usando o que eu chamo de “ginástica retórica”, vou explicar, entretanto, me permita uma rápida digressão.
O filósofo alemão do século XIX, Arthur Schopenhauer, escreveu um livro que, em uma das edições, recebeu o título “38 estratégias para vencer qualquer debate”. A sexta estratégia é definida da seguinte maneira:
“Deixe a questão confusa mudando as palavras do seu oponente ou aquilo que ele está procurando provar”.
“Ou aquilo que ele está procurando provar”; se formos observar com bastante tranquilidade, foi exatamente isso que o deputado Amom fez. Em sua resposta, Mandel utiliza um argumento correto do ponto de vista legal e afirma que somente os senadores da República podem votar um pedido de impeachment de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) — entretanto — o deputado sabe que, na verdade, ainda que o questionamento esteja incorreto do ponto de vista legal, o que se quis criticar foi a falta de posicionamento do deputado em relação ao assunto, uma vez que pelo menos 150 deputados assinaram o último pedido de impeachment do ministro.
Amom Mandel não tem a coragem política para simplesmente dizer: “Eu não assinei porque eu sou contra, ou porque isso não é uma pauta relevanta para mim”, ao contrário, ele prefere responder um comentário que carece de base legal para tentar “matar a questão”, parecendo que ele enfrentou a situação, não enfrentou; ao contrário novamente, Mandel nunca deu a devida atenção para a questão STF.
E tudo bem essa não ser uma pauta do deputado, a questão é fugir do questionamento, é usar de ginástica mental para parecer que está enfrentando o assunto, quando não está!
Veja o vídeo divulgado por Amom: