O presidente da Argentina, Javier Milei, acredita que a Justiça do Brasil está ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e que a suspensão no Brasil, da rede social X, de Elon Musk, é uma forma de censura apoiada por Luiz Inácio Lula da Silva.
“Vamos olhar para o Brasil, onde a Justiça ligada ao poder petista agora mesmo está proibindo o X, que não é outra coisa senão a arena pública onde muitos cidadãos brasileiros e mundiais podem expressar sua voz e expressar sua dissidência Ou seja, eles querem proibir o espaço onde cidadãos trocam livremente suas ideias”, disse Milei durante discurso.
“Quem, além de um tirano, que está errado sobre tudo, poderia endossar tal ato de opressão?”, declarou, sem citar diretamente Lula.
A nova crítica de Milei a Lula se soma a outros episódios de alfinetadas entre os dois chefes de Estado após a ascensão do economista de extrema direita à Casa Rosada.
Após a tentativa de golpe na Bolívia, no fim de junho, o presidente argentino chamou Lula de “perfeito dinossauro idiota” pelo posicionamento do líder brasileiro durante o episódio. Lula condenou a tentativa de golpe, já Milei chamou a intentona de fraude.