O prefeito de Manaus, David Almeida, apresentará notícia-crime à Polícia Federal para denunciar um caso de fake news que foi feito contra ele na campanha eleitoral deste ano. Circula no WhatsApp PDF com uma falsa capa da revista Veja, atacando David e seus familiares.
“Estamos em uma campanha entre a verdade e a mentira. Defendemos Manaus. Defendemos uma gestão aprovada pelos manauaras. E a única ferramenta que restou a nossos adversários foi a mentira. Vamos desmascar mais esta mentira”, afirmou o prefeito.
A confirmação da fake news ocorreu porque, ao acessar a páginas da Revista Veja, no Instagram, é possível ver a verdadeira reportagem de capa da revista neste fim de semana, que trata da estiagem recorde no País este ano.
Deep fake
Em dezembro do ano passado, o prefeito de Manaus, candidato à reeleição pela Coligação “Avante, Manaus” (Avante, PSD, MDB, DC e Agir) foi vítima de difamação na internet com um caso deep fake, fake news com uso de inteligência artificial, registrado pela Justiça Eleitoral.
Na ocasião, o prefeito de Manaus denunciou o caso à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM). Em fevereiro deste ano, a PF desencadeou a Operação Nirmata, com busca e apreensão em empresas de publicidade com ligações com políticos locais, informou a PF à época.