A candidata democrata e vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, tem pequena vantagem na disputa nos chamados estados decisivos para as eleições norte-americanas. Os estados são Wisconsin, Michigan, Geórgia, Nevada, Arizona e Pensilvânia. A estimativa é da pesquisa da CNN, divulgada nesta quarta-feira (4/9).
Kamala lidera em quatro dos seis estados decisivos, enquanto o republicano Donald Trump tem vantagem apenas no Arizona. Os dois empatam na Pensilvânia.
A pesquisa também mostrou que uma média de 15% dos prováveis eleitores ainda não decidiram em qual candidato irão votar, o que sugere que ainda há um grupo de eleitores que podem ser conquistado pelos postulantes.
- Wisconsin: Kamala Harris tem 50%, Donald Trump 44%;
- Michigan: Kamala Harris tem 48%, Donald Trump 43%;
- Geórgia: Kamala Harris tem 48%, Donald Trump 47%;
- Nevada: Kamala Harris tem 48%, Donald Trump 47%;
- Arizona: Kamala Harris tem 44%, Donald Trump 49%;
- Pensilvânia: Kamala Harris tem 47%, Donald Trump 47%;
O resultado acirrado é repetido em todas as pesquisas eleitorais, o que revela que as eleições deste ano serão extremamente acirradas.
Os candidatos concentram seus esforços nos chamados swing-states (estados-pêndulos), pois são aqueles que não têm um partido definido, ou seja, eles variam de eleição para eleição.
Em um país em que a maior parte dos estados possui um partido definido, é justamente nessas regiões em que o eleitorado é, em sua maioria, indeciso que o pleito é definido.
*com informações do Metrópoles