A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, foi oficializada como candidata do Partido Democrata à Casa Branca. A cerimonia foi nesta terça-feira (29/8) durante o segundo dia da Convenção Nacional Democrata, em Chicago (EUA).
Kamala, que já havia obtido apoio suficiente após o anúncio de retirada do presidente Joe Biden da corrida presidencial, foi consagrada pelos delegados do partido em uma votação realizada de forma virtual no início do mês.
Visivelmente emocionada, Kamala agradeceu o apoio durante um comício em Milwaukee, Wisconsin.
“Nós estamos honrados em sermos seus indicados. Essa é uma campanha pelo poder do povo, e juntos nós vamos traçar um novo caminho pela frente: um futuro pela liberdade, oportunidade e fé. Então, para todo mundo em Chicago e ao redor dos EUA, obrigada!”, declarou a candidata.
Apoio unânime
A decisão de realizar uma votação virtual, tomada quando Biden ainda era o principal nome dos democratas, tinha como objetivo acelerar o processo antes da convenção.
Pelas regras, os 3.905 delegados conquistados por Biden durante as primárias estavam liberados para votar em quem julgassem melhor.
O endosso unânime da candidatura de Kamala marca um momento histórico para o Partido Democrata, que agora se prepara para a disputa pela Casa Branca.