Na útlima quarta-feira (04/09), foi sancionada a Lei N° 14.960, de autoria do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL/AM), que reconhece o Festival Folclórico de Parintins e os Bois Garantido e Caprichoso como manifestação da cultura nacional.
“Tenho muito orgulho de ser autor desta que é um presente para o Amazonas. Nosso festival é único e merece este reconhecimento por toda sua contribuição com a cultura nacional e por levar o Brasil e o Amazonas para o mundo ver”, celebrou o parlamentar.
A lei 14.960 de 2024 reconhece o Festival Folclórico de Parintins como um dos maiores eventos culturais do Brasil. O evento já é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“O Festival de Parintins atrai milhares de visitantes de todo o país e até do exterior, que se encantam com a riqueza cultural e a energia contagiante do evento. E vai muito além disso, gera emprego e renda na cidade e no Amazonas. Por toda sua importância, nós propomos este projeto em homenagem ao folclore e o povo amazonense”, disse.
O Festival de Parintins será a 13ª expressão reconhecida legalmente como manifestação cultural nacional, e, juntamente com as escolas de samba, festas juninas e outras, passa oficialmente a representar a autêntica cultura do país.
A Lei 14.960/24 é a sétima lei do Capitão Alberto Neto em seis anos de mandato. Seis sancionadas e uma aguardando sanção presidencial.