Na segunda-feira (15/7), o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, teve uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro foi durante o almoço no Itamaraty.
Bitelli já havia se reunido, antes, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O diplomata está em Brasília após ser chamado pelo Itamaraty para consultas.
Leia mais:
Lira diz que Lula lhe deu o “direito” de tentar fazer seu sucessor na Câmara
Bolsonaro e Lula se manifestam sobre atentado sofrido por Trump
Segundo integrantes da diplomacia brasileira, tanto Viera quanto Lula pediram ao embaixador que mantenha canais de diálogo com o governo argentino e reforçaram a importância da manutenção das relações bilaterais. O embaixador também atualizou Lula sobre o panorama do quadro atual das relações.
Fontes do Itamaraty consideram que o embaixador brasileiro já mantém essa “linha” de manter canais abertos para o governo argentino. Os diplomatas ainda reforçam que a relação com os argentinos “flui, sem nenhuma dificuldade” nos níveis de embaixada e ministerial.
Vale destacar que Lula e o presidente da Argentina, Javier Milei, não mantêm relações. O chefe de estado argentino criticou Lula durante a campanha presidencial e o chamou de “ladrão”. O presidente brasileiro chegou a dizer que o argentino devia desculpas por “falar muita besteira”.
*com informações da CNN