A candidatura de Marcelo Ramos (PT) a prefeito de Manaus e do vice, Luiz Castro (PDT), foram registradas na Justiça Eleitoral na última sexta-feira (09/8). O Plano de Governo 2025-2028 da coligação “Manaus mais forte” já está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na aba propostas.
O plano de governo está estruturado em 13 pontos de partida para uma cidade mais forte. São eles: Saúde, Segurança, Educação, Mobilidade Urbana, Centro Histórico, Meio Ambiente, Habitação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, Saneamento, Inovação, Trabalho e Renda.
“Podemos e vamos ser uma cidade referência para o país, ocupando espaços de relevância pela nossa capacidade de cidade criativa, inovadora, inclusiva, de oportunidades, de garantir direitos e de oferecer uma vida melhor à população”, afirma Marcelo no documento.
O candidato a prefeito reforça que o plano ainda está em elaboração e as reuniões temáticas com representantes da sociedade e militantes dos partidos da coligação são fundamentais para a construção do documento que será concluído até o fim da campanha.
Propostas
Na Saúde, Marcelo propõe a expansão e o fortalecimento da atenção básica com alcance de 100% de cobertura; choque de gestão no programa de medicamentos de uso contínuo; humanização do atendimento; equidade e inclusão para reduzir desigualdades.
A presença da guarda municipal em escolas, Unidades Básicas de Saúde, pontos de ônibus; integração das câmeras de ônibus ao sistema do Ciops; recuperação de praças e quadras; a melhoria da iluminação pública para inibir a ação criminosa são as propostas para tornar Manaus mais segura.
Educação
Marcelo, segundo plano de governo, vai expandir as vagas em creches e criar o programa Pé-de-Meia-Municipal para reduzir a evasão na rede municipal de ensino. Ele também defende a valorização e qualificação permanente dos professores e refeições no padrão nutricional necessário.
Transporte e Centro
O plano de governo abrange ainda ações para mobilidade urbana como a tarifa reduzida no transporte coletivo para o Centro, aos sábados, e Ponta Negra, aos domingos, para estimular o comércio e o lazer no fim de semana, além de aumentar a velocidade média da frota com a criação de corredores exclusivos para os ônibus.
No documento, Marcelo destaca a revitalização de espaços públicos e a organização do comércio informal no Centro Histórico, além do trabalho de zeladoria contínua. Zerar a fila do Cadastro Único, a promoção de reformas em moradias populares e a construção de novas unidades habitacionais são outras propostas defendidas pelo candidato.