Durante entrevista à imprensa, na noite de quinta-feira (11/7), considerada importante para a continuidade de sua campanha presidencial, que vem sendo alvo de desconfiança de eleitores por conta de sua idade, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata), cometeu a segunda gafe do dia.
Biden, de 81 anos, confundiu a vice-presidente Kamala Harris (Partido Democrata) com o ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano), que é o seu principal adversário nas eleições presidenciais em novembro deste ano.
“Eu não teria escolhido o vice-presidente Trump para ser vice-presidente”, disse Biden a jornalistas quando perguntado sobre o quão confiante estava em relação à Harris.
Primeira gafe do dia
Mas essa não foi a primeira gafe de quinta-feira. Mais cedo, durante uma reunião com líderes da Otan, confundiu o presidente da Ucrânia com o líder da Rússia, Vladimir Putin. Vale lembrar que os dois países estão em guerra desde 2022.
“E agora, quero passar a palavra para o presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação. Senhoras e senhores, o presidente Putin. Presidente Putin… Ele vai derrotar o presidente Putin. É o presidente Zelensky. Estou tão focado em derrotar o presidente Putin, temos que nos preocupar com isso. De qualquer forma, senhor presidente…”, disse.
Impactos
A idade de Biden é um obstáculo para uma possível reeleição. Sua aptidão cognitiva virou tema da campanha eleitoral por causa das gafes que vem cometendo durante o mandato. Se vencer o pleito de novembro, Biden terá 86 anos quando deixar o governo.
*com informações do Poder 360 e G1