Durante a audiência de conciliação realizada nesta quinta-feira (08/08), a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Yomara Lins (Podemos), reafirmou seu compromisso de lutar até o fim contra a instalação dos medidores aéreos pela Amazonas Energia.
O processo, iniciado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e Defensoria Pública da União (DPU), com a atuação do Ministerio Público Federal pede a suspensão definitiva dos medidores aéreos na capital amazonense. Contudo, nesta audiência de conciliação não houve acordo entre a Amazonas Energia e os autores da ação.
Yomara Lins se uniu ao processo na condição de vereadora para acompanhar a ação de perto.
“Meu papel principal é lutar a favor dos manauaras”, afirmou, reforçando seu compromisso de atuar em prol da comunidade, especialmente daqueles que mais sofrem com a instalação e as cobranças desses medidores.
Leia também:
Presidente da CMM assina contrato e edital de concurso público deve ser lançado nos próximos dias
Procurador-geral adjunto da CMM é exonerado após ser acusado de assédio sexual
A falta de transparência e os erros de medição podem agravar ainda mais a situação financeira dessas famílias, levando a um aumento desproporcional nas contas de energia.
“A instalação dos medidores infringe os direitos dos consumidores, que ficam impossibilitados de verificar o consumo real de energia. Isso abre margem para cobranças indevidas e dificulta a resolução de possíveis conflitos entre a concessionária e os consumidores” finalizou.
Após a audiência, a justiça Federal determinou que fosse mantida a tutela de urgência já concedida anteriormente Teibunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Suspendendo a instalação dos medidores aéreos de energia elétrica SMCs.