O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tenta realizar uma nova reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir o nome do deputado que apoiará para sucedê-lo na presidência da Casa em 2025.
Mas o chefe da casa também quer se encontrar novamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e assim ter um nome que agrade as duas principais forças políticas do país.
Lira articula um novo encontro quatro dias depois de reunir com o petista no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência da República. O tema da conversa também foi a eleição da Câmara. Lira se reuniu no domingo (1º/9) com Bolsonaro.
Lira, que comanda a Casa Baixa desde 2021, disse que indicaria em agosto o candidato para sucedê-lo. Entretanto, o deputado alagoano ainda não oficializou um nome.
O congressista tem buscado também se reunir com os líderes partidários da Câmara e presidentes de partidos para emplacar o seu candidato. Em abril de 2024, Lira disse que pretende apoiar um sucessor para o comando da Casa Baixa que tenha o aval de PL e PT.
Em 26 de agosto, o líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que o presidente Lula não irá “opinar” na eleição para a presidência da Casa em 2025. A predileção de Lira é indicar Elmar Nascimento (União Brasil-BA), seu aliado político, e manter sua influência na Câmara.