O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou em Manaus no início da noite desta segunda-feira (9/9) para tratar sobre a seca que atinge a região amazônica. Lula antecipou a visita que estava, inicialmente prevista para terça, com o desejo de adiantar as conversas sobre o assunto que preocupa o Governo.
Lula recebeu um panorama da situação da região do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que esteve na capital amazonense na semana passada. Em Manaus, o presidente está acompanhado dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, Defesa, José Múcio Monteiro e do Meio Ambiente, Marina Silva.
Na terça, Lula ficará a região de Tefé, no interior do Amazonas, e em Manaus fará encontro com prefeitos de municípios afetados pela seca. Está previsto o anúncio de crédito extraordinário e medidas de combate a estiagem.
Desde julho, a Amazônia registrou chuvas abaixo da média histórica. Nas últimas semanas, os focos incêndio levaram cidades e até territórios indígenas a serem tomadas pela fumaça. Em 27 de agosto, chegou a ser registrado 1516 focos de queimadas na Amazônia, de acordo com o painel de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe): 39% no Pará, 29% no Amazonas, 12% no Acre, 10% Rondônia e 8% no Mato Grosso.
*com informações do O Globo