Nesta segunda-feira (26/8), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse que pode desistir do debate presidencial marcado pela ABC News para o próixmo dia 10 de setembro. O motivo que a emissora, segundo ele, é favorável à vice-presidente Kamala Harris (Partido Democrata).
Trump ainda afirmou que gostaria que os microfones estivessem ligados durante toda a participação dos candidatos no debate.
“O acordo é que [o microfone] estaria igual no debate anterior. No caso, no mudo. Eu não gostei, mas funcionou bem da última vez“, disse.
Em resposta, o porta-voz de Kamala Harris, Brian Fallon, confirmou que o debate segue marcado.
“Trump disse que ‘não se importa’ em reativar os microfones. Sempre suspeitei que era algo que sua equipe queria, não ele pessoalmente“, declarou no X (ex-Twitter).
No domingo (25/8), Trump disse que ainda não sabia se participaria do encontro. Acusou o canal de mudar as regras para favorecer Kamala, que segundo ele, “não sabe responder perguntas”.
Em seu perfil no X (ex-Twitter), Kamala afirmou estar ansiosa para o debate contra o republicano. Será o 1º embate entre os 2. Em 27 de junho, Trump enfrentou o presidente Joe Biden no encontro promovido pela CNN. O democrata desistiu da campanha pela reeleição depois do fraco desempenho no debate.
Pesquisa
A Dados do agregador de pesquisas do FiveThirtyEight –que faz uma média dos estudos mais recentes– mostra a candidata democrata com 53% das intenções de voto e o republicano com 47%. Estão empatados no limite da margem de erro, de 3,1 pontos percentuais. As eleições presidenciais dos Estados Unidos estão marcadas para 5 de novembro.
*com informações do Poder 360