A rede social X voltou a funcionar no Brasil nesta quarta-feira (18/9), mesmco com a suspensão determinada pelo magistrado do Supremo Tribunal de Justiça (STF), Alexandre de Moraes, ainda em vigor. Momentos depois do retorno, o dono da plataforma, o bilionário Elon Musk, provocou o ministro do STF.
Em sua página no próprio X, Musk fez uma alteração em uma famosa frase do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, que afirmava que “qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”.
“Qualquer magia suficientemente avançada é indistinguível da tecnologia”, escreveu Musk na madrugada deste quarta no X.
Segundo informações do jornal O Globo, uma mudança no registro dos servidores do X está permitindo que o site e o aplicativo possam novamente ser acessados por usuários brasileiros, mesmo com bloqueio.
Musk teria contratado sistemas que funcionam como uma espécie de escudo contra o bloqueio. Uma das empresas que estaria realizando o serviço seria a Cloudflare, que tem contrato inclusive com bancos brasileiros.
Projeto contra Moraes
Na terça-feira (17/8), bolsonaristas comemoraram um projeto de lei protocolado por deputados americanos que tem como um dos alvos o ministro Alexandre de Moraes
O projeto foi protocolado pelos deputados republicanos Maria Elvira Salazar e Darrell Issa e prevê que qualquer autoridade estrangeira que promova censura contra cidadãos americanos não seja aceita nos Estados Unidos.
*com informações do Metrópoles