Nesta quarta-feira (31/7), o governo dos Estados Unidos se manifestou sobre as eleiçõs na Venezuela. Em declaração do porta-voz da Casa Branca, John Kirby, disse que a “paciência está se esgotando” diante da ausência de dados concretos sobre o resultado do pleito no último fim de semana.
“Nossa paciência e a da comunidade internacional está se esgotando à espera de as autoridades eleitorais venezuelanas serem transparentes e divulgarem os dados detalhados sobre esta eleição”, disse o porta-voz da Casa Branca John Kirby.
O posicionamento dos Estados Unidos surge em meio às incertezas sobre a reeleição de Nicolás Maduro, de acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), teve mais de 51% dos votos válidos.
Leia também:
Opositor de Maduro é reconhecido pelo Peru como presidente da Venezuela
Presidente do STF afirma que situação na venezuela não tem chance de se repetir no Brasil
Resultado das eleições
Após o anúncio da vitória do herdeiro político de Hugo Chávez, parte da comunidade internacional não reconheceu a reeleição de Maduro, e passou a pressionar o governo pela divulgação das atas eleitorais.
Nesta quarta-feira, Maduro disse estar pronto para apresentar as atas eleitorais, que estão nas mãos de seu partido, mas não falou sobre quando isso deve acontecer.
Ao mesmo tempo, a oposição, liderada por María Corina Machado, apresentou resultados preliminares em que o candidato Edmundo González surge como vencedor do pleito com ao menos 67% dos votos.
1 comentário
Pingback: OEA rejeita resultado eleitoral na Venezuela e diz que não merece confiança - Blog do Bryan Dolzane