O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), garantiu que não há risco de a situação política que ocorre na Venezuela possa se repetir no Brasil. Barroso enfatizou que as circunstâncias e os mecanismos institucionais no Brasil são distintos o suficiente para impedir a ocorrência de uma crise semelhante.
As declarações foram feitas em evento da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (30/7). Na ocasião, ele endossou a posição contrária da Corte sobre voto impresso, que, segundo ele, representa o “caminho da fraude”.
“Não tem nenhuma chance do que está acontecendo hoje na Venezuela ocorrer no Brasil ou algum tipo de denúncia como a que Donald Trump fez na eleição em que perdeu. Aqui a votação é eletrônica e o código fonte é aberto um ano antes. Qualquer um pode fiscalizar”, disse Barroso.
Após as eleições presidenciais realizadas no último domingo (28/7), o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou o presidente Maduro como vencedor da disputa. A oposição, no entanto, contesta o resultado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que não vê nada de “anormal” no processo eleitoral da Venezuela. Ainda assim, ele disse ser preciso que as autoridades apresentem as atas do pleito para resolver as dúvidas.
3 Comentários
Pingback: Opositor de Maduro é reconhecido pelo Peru como presidente da Venezuela - Blog do Bryan Dolzane
Pingback: Dino determina que emendas só podem ser indicadas para estados que elegeram parlamentares - Blog do Bryan Dolzane
Pingback: PGR se manifesta a favor da soltura de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro - Blog do Bryan Dolzane