Nesta quarta-feira (31/7), três deputados protocolaram na Câmara Federal um Requerimento de Informação (RI) solicitando informações detalhadas sobre a comitiva que acompanhou a primeira-dama Janja Lula da Silva à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
O documento foi assinado por Adriana Ventura (Novo-SP), Gilson Marques (Novo-SC) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
No documento, direcionado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, os congressistas pedem a lista completa de todos os integrantes da comitiva, com seus respectivos cargos e vínculos institucionais, além do detalhamento dos custos da viagem, como gastos com passagens aéreas, diárias, hospedagem e alimentação.
Os congressistas também questionam a necessidade da presença de cada assessor que integrou a comitiva. Pedem que o governo explique os critérios utilizados para a escolha dos profissionais.
Leia também:
Michelle Bolsonaro critica Janja por “viajar” e comprar móveis sem licitação
Deputado Nikolas Ferreira questionará Itamaraty por credenciais de Janja em Paris
Lula anuncia Janja como sua representante nas Olimpíadas de Paris
Janja em Paris
Janja chegou em Paris na quinta-feira (25/7), depois que suas credenciais foram emitidas às pressas. Acompanhada do ministro do Esporte, André Fufuca, a primeira-dama foi à abertura oficial das Olimpíadas, realizada na sexta-feira (26/7). A dupla também visitou a Vila Olímpica, no sábado (27/7), e conversou com atletas brasileiros.
Ainda na sexta-feira, a primeira-dama se encontrou com o presidente da França, Emmanuel Macron, (Renascimento, Centro) e a sua mulher, Brigitte Macron, na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris.
No domingo (28/7), Janja e Fufuca assistiram ao jogo da seleção feminina de futebol, acompanhados do embaixador do Brasil na França, Ricardo Tavares. A primeira-dama aproveitou a ida a Paris para se encontrar com a prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo (Partido Socialista, esquerda). Janja voltou a Brasília na manhã de segunda-feira (29/7).
1 comentário
Pingback: Viagem de Janja às Olimpíadas custa R$ 83,4 mil, o 2º maior gasto do governo em julho - Blog do Bryan Dolzane