Na terça-feira (16/7), foi divulgada a primeira pesquisa para presidente dos Estados Unidos após o atentado a tiros sofrido por Donald Trump, no último sábado (13/7). De acordo com o levantamento da Ipsos/Reuters, os números sugerem que a tentativa de assassinato do ex-mandatário “não causou grande mudança no sentimento do eleitor”.
A pesquisa revelou Trump com 43% das intenções de votos contra 41% do presidente Joe Biden, bem dentro da margem de erro do levantamento, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, um empate técnico. O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 de julho, com 1.202 adultos, incluindo 992 eleitores registrados.
Leia mais:
Trump descreve tiro de fuzil sofrido na orelha como “maior mosquito do mundo”
Trump é oficializado como candidato republicano e terá senador J.D. Vance como vice
“Eu deveria estar morto”, diz Trump após sofrer atentado a tiros
O estudo é o primeiro conduzido pelo instituto após o atentado contra Trump, ocorrido no sábado (13), na Pensilvânia, durante comício. Segundo a agência Reuters, os números sugerem que a tentativa de assassinato do ex-mandatário “não causou grande mudança no sentimento do eleitor”.
A pesquisa também revelou que quatro em cada cinco norte-americanos temem que os EUA estejam saindo do controle após o atentado contra Trump. De acordo com a pesquisa, 84% dos eleitores estão preocupados com possíveis atos de violência após a eleição.
Além disso, 5% dos entrevistados afirmaram que consideram aceitável cometer violência para alcançar um objetivo político. Entre os republicanos registrados para votar, 65% acreditam que Trump é favorecido pelo poder divino, comparado a 11% entre os democratas.
3 Comentários
Pingback: Biden é diagnosticado com Covid e cancela participação em evento
Pingback: Eleições na Venezuela: Caso não vença, Maduro fala em "banho de sangue" - Blog do Bryan Dolzane
Pingback: Eleições nos EUA: Nova pesquisa mostra que Trump aumentou a diferença à frente de Biden